quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cuidar do sonho

"O poder da reflexão é o poder do agricultor. Depois de semear, cuida e protege."







Fazer um plano é simples, segui-lo também. Mas verificar se ele nos está a levar onde queremos já não é um hábito comum.

Cria o hábito de reflectir ao final do dia, acerca do quanto estás agora mais próximo da concretização do(s) teu(s) sonho(s) em relação a ontem. Já aprendeste a colocar por escrito os teus objectivos, planos e tarefas. Agora habitua-te também a colocar por escrito os teus resultados diários.



Vamos fazer um exercício. Imagina que um dos teus objectivos é ganhar mais 50% de dinheiro este ano em relação ao anterior. Pode ser qualquer coisa, como por exemplo, encontrar uma namorada ou namorado, mudar de carro ou de casa, tirar umas férias na neve, pagar os estudos a um filho, não sei, qualquer coisa. Vamos ficar pelo aumento de 50% no teu rendimento e vamos imaginar que és trabalhador por conta de outrem.


Depois de fazeres o teu plano: pedir aumento, encontrar um part-time, fazer algum investimento, sei lá, seja qual for o teu plano, tens de executar diariamente determinadas acções que te aproximem do teu objectivo (as tarefas). No final de cada dia, avalia a tua performance. Não quer dizer que tenhas resultados palpáveis, mensuráveis, num dia só, não. Mas deves verificar se as tuas acções do dia te aproximaram ou afastaram do teu objectivo.


Se achas e sentes que o que fizeste está a levar-te na direcção certa, continua com o teu plano e as suas tarefas. Mas podes verificar que, mesmo executando as tarefas determinadas, a coisa não está a funcionar. Não há problema: reavalia o plano. Corrige-o no que for necessário, ou elimina-o mesmo e cria um outro de raiz. Coloca todas as considerações por escrito. O próprio acto de escrever num papel ajuda a definir e a clarificar as tuas ideias.

Este é o trabalho do "cuidar do sonho" como o agricultor que, depois de semear, e muito antes de poder colher, tem de cuidar e proteger. Ele rega, cobre com erva seca para proteger a cultura do sol forte, verifica se as pragas não a atacam, limpa as ervas daninhas, enxerta e poda. É isso que tu fazes com o teu plano.


Se fizeres isto com consistência, diariamente, estás a colocar-te numa posição de força na qual 80% das pessoas não estão. Imagina a vantagem que este hábito tão simples te dá sobre a maioria das pessoas na conquista dos teus sonhos!

É fundamental teres estas pequenas avaliações espalhadas pelo teu quotidiano, não se vá dar o caso de estares a trabalhar num plano pensando que ele te leva à lua e afinal vais parar ao quintal do vizinho, que é o que acontece a toda a gente que já teve um sonho e que agora pensa que isso de sonhar é para crianças e adolescentes.




Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails