domingo, 29 de agosto de 2010

Lutar é a substância da tua vida.

"Lutar é o único modo de vida que existe."







Nada pára. Nenhum sucesso dura para sempre nem nenhuma derrota é definitiva. Faz parte da tua natureza querer um pouco de descanso, estás cansado de lutar, as adversidades parecem nunca terminar. Depois de uma vencida surge logo outra. Depois de uma pequena vitória um enorme obstáculo. E tu só querias descansar um pouco.


Esquece a ilusão do descanso. É coisa que não existe. Se parares o preço que pagarás não será menor que o da luta, por isso não te dês ao luxo de desejar parar. Até porque não há descanso no descanso, mas a ilusão de ter atingido algo que em breve se esfumará, se te mantiveres dormente.


Já o disse antes: para mim um dos principais inimigos não são as derrotas, as dificuldades. Essas eu integro bem na minha luta. São as pequenas e grandes vitórias que massajam o meu ego e me fazem pensar ser maior que aquilo que sou. Estas vitórias podem ser fatais, fazem parecer que chegaste a algum lado e até mereces um descanso.


Lembro-me da anedota do bêbado que, depois de uma semana sem beber, foi comemorar com os amigos... num bar. Já tive algumas destas vitórias que me imobilizaram e deitaram tudo a perder.


Não peças descanso mas persistência, endurance. Não corras a maratona como se fosse uma corrida de cem metros e nunca pares. De cada vez que paras tens de voltar a vencer a inércia para recomeçar. Gastas nisso metade da tua energia. Faz tudo o que tens a fazer: rápido ou lento, contudo sem pressas e sem paragens.


Não tens outra possibilidade de viver a não ser lutando. Tens sempre de pagar um preço seja pelo que for: ou lutas para prosperar ou para pagar dívidas. E olha que a luta para prosperar é bem mais agradável e mais simples. Lutas para te manteres saudável ou lutas contra uma ou mais doenças. Lutas pela tua realização pessoal ou pela conquista da tua auto-estima.


Escolhe bem as tuas batalhas, porque lutar é a substância da tua vida.




1 comentário:

MariLu disse...

Lindíssimo texto. Obrigada por partilhá-lo conosco.

Related Posts with Thumbnails