quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Sentido da Vida em 3 Minutos

"A vida contrai-se e expande-se proporcionalmente à coragem do indivíduo."




Anaís Nin





O que quer dizer "tamanho da vida"? Não penso que seja a sua duração, que pode ser terminada a qualquer momento. Talvez seja a sua realização. Na língua inglesa há a palavra "purpose", os italianos têm "scopo" para dizerem a realização da natureza de alguma coisa, algo que atingiu o objectivo para o qual foi criado. Mas quando dizemos em português o seu "porquê", "objectivo", "sentido", cada uma destas palavras têm também outros significados e não exprime bem a ideia.

Então, se "o tamanho da vida" corresponde com o grau de realização do objectivo para o qual foi criada, é natural que quem vive sem luta, entusiasmo, metas, planos acções, objectivos, dificilmente possa conseguir um elevado grau de realização. Naturalmente, esta realização depende de cada um, de ti a tua e de mim a minha, e, naturalmente, precisas de uma dose elevada de coragem para o conseguires.

Mas... o que será a coragem? Será falta de medo? Temeridade? Acho que também não será isso. Penso que é uma energia que vem do facto de conseguires projectar-te no futuro e assim relativizares as dificuldades do presente. Se buscares viver a tua vida de uma forma que valha a pena, haverá alturas em que encontrarás um obstáculo intransponível. É aí que é preciso coragem. Uma energia renovada, um sentido de missão que coloca a tua visão do outro lado da barreira.

Mesmo com medo, insegurança, dúvidas irás dar tudo por tudo, sem meios termos. Com a conquista dessa barreira, vais tornar-te uma pessoa diferente e a tua vida vai expandir com os novos horizontes que conquistaste.

Cada cicatriz é ganha com honra e orgulho e vai recordar-te que não és mais nem menos que qualquer outra pessoa. Talvez tenhas é uma vida maior que a maioria, mas isso não importa a não ser para ti. Ninguém anda com uma fita métrica a tirar medidas e a fazer comparações.

Este post deve ter-te demorado aí uns três minutos a ler, mas acho que te pode ajudar a entender a vida e o que andas aqui a fazer. A mim ajudou.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails