sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Não há nada mais nobre que sair da pobreza

"A pobreza é romanceada somente por idiotas."

J. K. Rowling





Qualquer pessoa tem uma ideia pré-concebida acerca do dinheiro, da riqueza e da pobreza. Em Portugal, a ideia cristã e salazarista que impregnou a geração dos meus pais e, por via disso a minha, abomina o dinheiro e valoriza a pobreza. "Pobrezinhos mas honrados", "é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico no reino dos céus".

Mas a pobreza não é uma experiência nobre, é stressante, traz agarrada muita subserviência, humilhação, doença, falta de auto-estima e infelicidade. Quem alguma vez pode dizer que estas coisas são românticas? Quando ouves dizer que "o dinheiro não é tudo" queres dizer que tudo é mais importante que o dinheiro, mas deixa que te diga uma coisa: quando ele te falta, ele passa a ser tudo para ti. Facilmente vives focado nessa falta.

Vi recentemente no TED um estatístico a referir que as pessoas se consideram mais felizes quando têm uma determinada quantia de dinheiro que lhes permite pagar as contas e fazer pequenas extravagâncias do que quando não ganham o suficiente para isso. Por outro lado, uma vez atingido esse patamar, o aumento de rendimento não corresponde com aumento de felicidade, ou seja, alguém que ganhe 60 mil por ano ou 200 mil por ano, a felicidade que diz ter é sensivelmente a mesma.

Isto diz-me uma coisa: que o dinheiro traz felicidade sim, mas que a partir de certo ponto mais dinheiro não significa mais felicidade. Quem vive em pobreza? Vivem em pobreza todas as pessoas que não têm o rendimento suficiente para se sentirem felizes.

Se lutas pela sobrevivência, se o mês é mais comprido que o salário, se tens dificuldade em ter as contas em dia, se precisas de algum cuidado de saúde (ou alguém da família) e não o tens porque não o podes pagar, se fazes coisas que detestas por causa do salário e se perdeste os sonhos porque achas que nunca os poderás pagar, se tens medo do futuro, então és pobre.

Tens o dever, por ti mesmo e pelos teus, de lutar pela tua liberdade e de sair da pobreza. O primeiro passo é reconhecer que és pobre, o segundo é procurar alternativas, encontrar oportunidades, persegui-las e realizá-las. Não penses somente em sobreviver, que isso é o que fazes agora, mas em ficar rico. Rico de tudo, incluindo de dinheiro.

Não há nada mais nobre que sair da pobreza, ser próspero, ter abundância para dar e vender e ajudar outros a libertarem-se dessa escravidão horrível.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails