quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Liderar para a liberdade

"Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho."


André Gide




Liderar para a liberdade, educar para a autonomia. Podes ajudar alguém em situação difícil, mas assegura-te de que estás a ensinar essa pessoa a ser autónoma e livre. Lembras-te do velho ditado oriental "se deres um peixe a alguém dás-lhe de comer para um dia, se o ensinares a pescar alimenta-lo para toda a vida"?


Por outro lado, podes pedir ajuda e ser ajudado. É muito corajoso da tua parte aceitares a ajuda de outra pessoa. Certifica-te contudo de que essa ajuda é canalizada para não precisares de pedir ajuda de novo, para poderes ter, tu mesmo, condições de ajudar outros a serem autónomos, por sua vez.


Não te substituas ao teu filho na resolução de um problema nem expliques com todo o detalhe ao teu subordinado o que fazer. Assegura-te da segurança e da efectividade mas dá o máximo de liberdade e de responsabilidade. Faz o mesmo contigo: não aceites que outros façam o que é suposto seres tu a fazer ou que te substituam numa missão. É a tua e de mais ninguém. Torna-te pró-activo e toma o controlo da tua própria vida. Depois ensina a outros esse mesmo caminho.


A Liberdade Individual não pode ser dada, tem de ser conquistada. Não te prives a ti nem prives ninguém desta conquista, que é, penso eu, a maior de todas as que podemos conseguir enquanto estamos nesta Terra.




Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails