sexta-feira, 27 de agosto de 2010

És livre, escolhe

"És livre, escolhe, ou seja: inventa."



Jean Paul Sartre





Escolher e inventar não são, todavia, sinónimos. Se tens várias opções podes escolher uma ou outra ou várias. Podes até escolher não escolher nenhuma. O importante é que aderes ou não a algo que está fora de ti, apresentado por outras pessoas ou pelas circunstâncias.


É óptimo ter escolhas e isso dá-nos realmente a sensação de que somos livres. Penso que não falharei muito se disser que a maior parte das pessoas fica satisfeita se tiver opções. No meu trabalho de design gráfico tenho por hábito apresentar uma só proposta ao meu cliente. Muitas vezes essa proposta é mesmo a única que fiz, outras vezes faço várias, mas apresento sempre uma somente. Os clientes não gostam disso porque preferem ter pelo menos duas. Dá-lhes a sensação que eles estão no comando o facto de poderem escolher uma e descartar a outra. Se tiver somente uma opção sentem que, se a aprovarem, estão a ser guiados por mim e que isso de algum modo lhes retira liberdade.


Somos todos assim. Se não temos alternativas ficamos nervosos. Precisamos de 2 ou 3 preços para o mesmo produto, e, se for preciso, vamos a três lojas diferentes. Primeiro dia no emprego, precisamos que nos digam o que fazer e como, passo a passo, mas queremos escolher alguma coisa: ou o que fazer primeiro, ou quando iniciar, ou a velocidade a que o fazemos, ou outra coisa qualquer. Essa é a nossa ilusão de liberdade e autonomia. Uma jaula de barras invisíveis.


Podes funcionar assim, isso é normal e "normal" é bom. Podes também agir sobre as oportunidades e ultrapassá-las, mungir a vaca até ela secar, levar uma alternativa até às últimas consequências. E isso é liberdade. Aprecias, escolhes, ages e levas até ao limite e mais além. Estás a realizar o teu potencial, a tirar de dentro de ti tudo o que precisas. Vais tornar concreto o valor que tens transformando-o em acções. Vais "Realizar-te" nas coisas, tornar-te "real".


Quem faz isto, realmente está a mostrar que os limites podem ser esticados, que a jaula é tão grande que não faz realmente diferença se tem barras visíveis ou invisíveis ou não tem barras nenhumas. Por isso quem inventa alternativas onde elas não existem e novos limites para todos os desafios é uma pessoa verdadeiramente livre.


Vamos dar um pouco de prática a esta teoria. Um exemplo: Tens um chefe prepotente que precisa de afirmar o poder que tem humilhando os empregados. A ti, por exemplo. Ele grita contigo para fazeres algo que tu já irias fazer de qualquer maneira. Fulminas o homem com os olhos "quem é que ele pensa que é". És colocado diante da opção "fazer ou não fazer". A hipótese "não fazer" é afastada rapidamente quando pensas na prestação da casa. Só te resta cumprir. Contudo vais arranjar uma forma de executar a tarefa o mais possível ao teu jeito, mesmo que saibas que isso poderá não agradar. Estás limitado pela figura do teu chefe. Ele está a interferir na tua performance pelo simples facto de estar presente na tua cabeça e nas tuas emoções.


Podes todavia não aceitar jogar esse jogo. Tu sabes os que tens de fazer e fazes, superando-te a ti mesmo, colocando o teu melhor talento e esforço em cada pequeno detalhe. O chefe? Queres lá saber do chefe! Ele não tem qualquer poder sobre ti enquanto fazes 3 vezes melhor do que seria esperado.


Esticaste o teu limite e o limite de todos. Provaste muitas coisas a ti mesmo e a todos os outros, mas a principal foi que ninguém é teu superior que és livre de fazer o teu melhor.


Um aparte, mas a propósito: Um dia Buda e os seus discípulos estavam de passagem por uma aldeia e uns camponeses começaram a insultá-lo. Ele andava sempre sorridente e assim continuou o seu caminho enquanto os seus discípulos o seguiam resmungando. Depois de saírem da aldeia um dos discípulos perguntou-lhe: "- Mestre, como podes continuar a sorrir depois de teres sido insultado com tanta violência? Não ouviste os insultos que as pessoas proferiram contra ti?" - Buda respondeu: "- Se alguém vier com um bolo para te dar de presente e tu não o aceitares, a quem pertence o bolo?" o discípulo respondeu: "-Àquele que trouxe o bolo". Então Buda concluiu: "- Se não aceitares no teu coração a maldade dos outros, ela fica com quem a tem e não tem poder sobre ti".

Há sempre uma estrada positiva, uma alternativa entusiasmante. Se aparentemente não houver... inventa-a.




Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails