terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pensamento positivo, mudar o pensamento e as emoções



A grande maioria das pessoas passam o dia em constante “conversa fiada” mental ou seja o“pensamento fiado”. Pensamos em nós mesmos durante todo o dia e, infelizmente ao contrário do que seria desejável, com pensamento positivo, a maioria dos pensamentos são negativos e destrutivos. Muitas vezes são manchados com a culpa ou arrependimento sobre o nosso passado ou sobre o nosso futuro. Essa negatividade pode destruir qualquer semente de esperança que possamos ter, de alcançar os nossos sonhos.

É extremamente difícil passar a ter um pensamento positivo de um momento para o outro, sem antes estar familiarizado com os pensamentos que passam constantemente na sua mente. Um destes dias tive a brilhante ideia de tentar escrever em papel todos os pensamentos que me passavam pela cabeça num espaço de 10 minutos. Qual foi o meu espanto quando tentei associar os pensamentos que me tinham ocorrido naquela altura com os sentimentos que surgiam em resposta, resultado, todo e qualquer pensamento negativo que surgia trazia sempre consigo um sentimento de ansiedade, medo, tristeza e impotência. O resultado inverso surgia sempre que tinha um pensamento positivo.

Pensamento acções e sentimentos, uma ligação permanente
As nossas acções e sentimentos são inspiradas pelos nossos pensamentos. Se não podemos mudar a nossa forma de pensar, podemos começar a mudar a nossa forma de agir na esperança de atrair sentimentos positivos. Faz parte da natureza humana buscar constantemente o crescimento pessoal, quer a nível financeiro, emocional, físico ou espiritual. Praticar um discurso positivo em relação a si pode ajudar a pôr em marcha acções que trarão maiores recompensas. E claro ninguém se sente triste e melancólico apenas porque sim, aquilo que sentimos é resultado daquilo que pensamos.

O início da mudança do pensamento, do problema à solução
O verdadeiro problema de mudar a forma de pensar é que você pensa de“certa e determinada maneira” porque sempre agiu de “certa e determinada maneira”, portanto mudando a forma de agir irá mudar com o tempo, a forma de pensar, criando uma nova realidade. Quando você pensa,“eu não consigo”, essa é a sua realidade, é isso que você está a criar, ou seja, a partir desse momento você nem sequer vai tentar, porque já se convenceu que não consegue, passando esse pensamento a ser uma ordem. Mas se utilizar essa forma de funcionamento do seu subconsciente a seu favor e passar a afirmar para si aquilo que pretende ou idealiza, então vai obter gradualmente um fluxo de pensamentos positivos e progressistas criando soluções onde apenas existiam problemas.

Descubra o poder das afirmações na mudança de pensamentos e emoções
As afirmações são indicações positivas de um resultado ou de um objectivo desejado. São geralmente curtas, acreditáveis e focadas. Repetindo-as uma e outra vez, você constrói estradas no seu subconsciente, abrindo a possibilidade de um novo estado de pensamentos. Um detalhe importante, ao repetir as afirmações você precisa de as declamar em voz alta e com sentimento. A mera leitura das palavras não carrega nenhuma consequência a menos que você coloque algumas emoções nas palavras. Um facto significativo é que o seu subconsciente aceita todas as ordens dadas sempre que ordenado de forma repetida. Assim a prática diária de repetir afirmações é importante para educar o seu subconsciente a despoletar pensamentos positivos perante as dificuldades e duvidas que surjam na sua vida.

Enfrentar os seus fantasmas, saborear a verdadeira liberdade
Como dizia o poeta “faça todos os dias alguma coisa que lhe meta realmente muito medo”, a melhor forma de superar o medo ou os nossos fantasmas internos é confronta-los. Sempre que pensar que não consegue, arrisque não pense e passe à acção, o pior que lhe pode acontecer é ficar mais perto do seu objectivo. Entenda que mais importante que alcançar um objectivo é toda a experiência que adquire pelo percurso. E sendo assim mesmo que não o alcance a única forma de crescer e evoluir é tentando. Uma e outra vez, pois “um desistente nunca vence e um vencedor nunca desiste”.

Tente também fazer todos os dias alguma coisa que lhe dê realmente muito prazer, seja passear o seu cão, uma volta na praia, passar algum tempo com os seus filhos ou companheiro(a), ou mesmo uma actividade social, e evite ao máximo passar muito tempo em frente da TV.

Por ultimo, sorria bastante, beije e abrace tudo o que mexa e diga para si sempre antes de se deitar e sempre que se levantar “Eu sou a pessoa mais incrível e mais fantástica que alguma vez conheci”. Caso já tenha tentado de tudo e continue com algumas dificuldades em superar o pensamento negativo e as suas emoções destrutivas tente a meditação em grupo. A meditação ensina-o a reduzir o fluxo constante de pensamentos negativos e a encontrar o seu silêncio interior, trazendo até si o pensamento positivo e a verdadeira felicidade.

Portugal sem Prozac
Procuramos gente positiva e feliz
http://www.facebook.com/portugalsemprozac

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails