terça-feira, 8 de março de 2011

Pensamento destrutivo. O remédio é agir.




"Faz sempre alguma coisa que tenhas medo de fazer."
Ralph Waldo Emerson


Mas como é que vou fazer algo que nunca fiz antes? E se corre mal? E se eu for ridicularizado? E se não resultar? E se não for capaz? E se ninguém me ajudar? E se...

Podes ter um milhão de "ses..." a impedirem-te de avançar. Quando isso acontece, quando as razões para não fazer uma coisa são aos milhões e tu sentes que são somente desculpas esfarrapadas para não progredires, pára de pensar e executa.

Precisas de saber quando deves parar de pensar: quando os teus pensamentos trabalham contra ti. O remédio não é tentar pensar noutra coisa pois voltarás sempre ao mesmo pensamento crónico destrutivo. O remédio é agir.

Se tivermos um grupo de pessoas e colocarmos um desafio igualmente difícil, enquanto uns ficam a pensar se serão ou não capazes, se valerá a pena tentar, outros vão e fazem. Depois de um tempo teremos claramente 2 grupos:

- Os que fizeram e
- Os que não fizeram.

E, dentro dos que não fizeram, está aquela pessoa muito especial que sabe tudo acerca do assunto, tem variadíssimas razões para não ter feito nada, explica-se muito bem explicado, até retira valor aos que executaram tudo dizendo que eles tinham condições especiais, ou que fizeram tudo mal feito, que "se fosse eu, teria feito antes assim e assado".

Este génio, junta atrás de si uma legião de seguidores frustrados que encontram nele uma explicação satisfatória para a sua falta de coragem e para a inércia.

Já ouviste dizer "quem sabe fazer, faz. Quem não sabe fazer, ensina"? Adivinha quem são estes professores! Espero que nenhum deles seja o teu.


1 comentário:

Dancing Queen disse...

Gostei imenso de ler este texto. Muito mesmo. Obrigada e parabéns pela lucidez da mensagem.

Related Posts with Thumbnails