segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A força que tem uma ideia

"E, contudo, ela move-se."


Galileo Galilei





Galileo afirmava que era a Terra que se movia em torno do Sol e não o contrário. A inquisição prendeu-o e julgou-o. Poucos anos antes um outro cientista de nome Giordano Bruno tinha ardido na fogueira por afirmar semelhante coisa. Confrontado com a mesma perspectiva para si próprio Galileo retratou-se e afirmou no julgamento que efectivamente era o Sol que se movimentava. Depois de afirmar isto, diz a lenda, ele concluiu, "mesmo assim, ela move-se", ou antes: "eppure si muove".


Apesar de todos os esforços da mais poderosa instituição da época, algumas sementes da verdade tinham sido semeadas e cresciam de forma imparável. Copérnico, Giordano Bruno e Galileo são somente alguns nomes, houve alguns outros, mas não mais de uma meia dúzia. Achas que haverá alguém hoje no mundo que pense ainda que é o Sol que corre à volta da Terra? Talvez haja ainda alguma, mas esta ideia foi consumida pela observação dos factos.


Serve esta história para ilustrar a força que tem uma ideia cuja hora chegou. Podem lutar contra ela, podem tentar escondê-la e acabar com ela, mas a energia própria que possui torna-a inextinguível. Acontece todos os dias. No início do cristianismo, e do islão, por exemplo, no meio das perseguições prosperaram, o início da idade da razão, no sec XVIII, a chamada era do Aquário e a explosão de espiritualidade individual, etc.

Tu tens a tua própria ideia cuja hora chegou, sentes que nada te pode parar. Se for uma ideia muito boa irá encontrar muita oposição porque irá revolucionar algumas formas de pensar, a começar pela tua. Não desistas de a acarinhar e desenvolver mesmo quando te sentires obrigado a engolir uns sapos por ela, pensa como o Galileo: "Eppure si muove", "mesmo assim ela move-se".




Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails