segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estar a caminho é estar na meta.

"Passamos a vida muito mais procurando saídas... do que construindo caminhos."


Walter Grando





Consegues imaginar o que acontece a uma pessoa que anda de marcha atrás? Tenta andar para norte mas está virado para sul. Difícil chegar a algum lado.


É como andam todos os fracassados. Digo "fracassados" tentando não limitar ninguém a este rótulo. Uma pessoa pode ser muito bem sucedida numa coisa e um completo fracasso noutra. E, nesta em que é fracassada, essa pessoa revela o comportamento padrão dos fracassados: tentam ver para onde vão... com a nuca.



Regem esse aspecto da vida tentando resolver problemas em vez de criar realidades. Agem muito intensamente quando correm o risco iminente de sofrer uma perda, um prejuízo ou um castigo. Deste modo vivem com os olhos postos em problemas, coisas que aconteceram no passado e que não estão resolvidas e perdem-se em pensamentos de medo, insegurança. Frequentemente têm a sensação de que o azar está a persegui-las e de que o mundo é hostil.


Ao mesmo tempo alimentam o desejo imaginário de que um dia as coisas irão melhorar.


E, neste aspecto têm razão. O problema é que não se apercebem de que esse dia chegou. É Hoje. É agora o momento de iniciar a realização do sonho, elaborando um plano, partindo esse plano em pedacinhos chamados acções e executar essas acções, uma de cada vez, a começar pelas mais fáceis.


E sabes porque é que um fracassado não faz nada disto? porque a partir do momento que que inicia este processo, a cabeça dele dá uma volta de 180 graus e começa efectivamente a ver o futuro, e, mais importante, começa a ver onde está a pôr os pés.


A partir daí essa pessoa deixou de ser um fracassado. Não quer dizer que já tenha atingido o sucesso, mas está a caminho e, estar a caminho é estar na meta.


O peso do passado esfumou-se? Não. Continua lá. Os problemas resolveram-se sozinhos? Não. Mas começas a ter mais meios e mais ideias para os poderes resolver e, mais importante que tudo isso, já não são eles que comandam a tua vida.



Agora vês o passado com a nuca. Sabes que está lá e estás a lidar com isso, mas não te ocupa o campo de visão.



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails