sábado, 28 de agosto de 2010

Escolhe uma direcção diferente

"Quando todos pensam da mesma forma, ninguém está pensando muito."


Walter Lippmann




Um dia destes, a caminho do Alentejo, encontrei à beira da estrada uma manada de vacas, todas enfileiradas caminhando na direcção do pasto ou da vacaria, não sei. O que é certo é que ocupavam toda a largura do caminho por onde iam, mugindo, atrás umas das outras.


Será concebível que algumas delas quisessem ir para outro local, fazer outras coisas? Penso que não. O problema das manadas de pessoas (digo "manadas" sem querer ofender as vacas, evidentemente) é que, indo todos atrás uns dos outros, os da frente escolhem o caminho e os de trás pisam na m...


É natural que a gente sinta segurança no número. Se fores comprar um bilhete e houver dois guichets, um com uma fila de 30 pessoas e o outro sem ninguém. Instintivamente não vais para a fila com mais pessoas? Também nunca te desculpaste com o velho "todos fazem assim!" ou "não és mais que os outros"? Contudo isso não faz com que no número esteja a razão nem o acerto.


Se pensas como a maioria e fazes o que faz a maioria, terás os resultados da maioria. Se isso te agrada, força. Mas não podes aspirar a mais que a mediocridade pisando na m... dos que vão na frente.


Tens de sair desse trilho e procurar um outro, que vá numa direcção diferente. Não terás muita companhia, mas nunca mais vais ter de pisar nem cheirar a m... de ninguém.




Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails