sábado, 9 de abril de 2011

Fazer, construir, aprender.



"Se a única ferramenta que tens é um martelo, tudo começa a parecer-se com um prego."

Abraham Maslow
Existem muitas expressões que apontam para uma mesma realidade: "quando o discípulo está pronto o mestre aparece", "sorte acontece quando a oportunidade se cruza com a preparação", "cada um vê os outros com os olhos que tem", etc.

Todas estas frases carregadas de sabedoria dizem uma e a mesma coisa: o que se passa à tua volta é interpretado por ti conforme o que tu és. Tu não vês o mundo como ele é, mas como tu és.

Achas que estás bem preparado para lidar com o mundo. Tudo são pregos e tu tens um martelo. Ficas contente e satisfeito. O que provavelmente não sabias é que o teu mundo é feito de pregos, precisamente porque a tua única ferramenta é um martelo.

Não sei se estou a ser claro, mas vou clarificar: Vê se o que vou dizer bate certo com a tua vida. as coisas não te correm como tu gostarias, mas tu achas que estás a fazer tudo certo. Pensa bem. Se estás a fazer a coisa certa, porque diacho não tens o sucesso que mereces?
Porque o mundo é composto de muitas coisas, mas tu não as vês. Isso levanta um problema: como é que consigo mostrar que o mundo é composto de pregos, sim, mas que também há parafusos, porcas, grampos, e uma miríade de outras peças? Eu não sei bem, porque se tu tiveres somente um martelo e eu te mostrar um parafuso, vais martelá-lo, se te mostrar uma porca, sai martelada, o mesmo que qualquer outra coisa.

Talvez o processo de abertura da mente venha de fora e não de dentro. O que aconteceria se eu te mostrasse uma chave de fendas e ta colocasse ao lado do martelo? E se adicionasse também uma chave-inglesa, um serrote, um berbequim?

Talvez começasses a descobrir que há milhões de oportunidades neste mundo, de coisas novas e entusiasmantes para fazer, construir, aprender. Ou talvez olhasses para estas novas ferramentas enquanto pegas no teu martelo e desatas a dar marteladas naquilo tudo.

Quem sabe?


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails